Home    Sobre o Instituto Pestalozzi   |   Quer ajudar?     Localização    |   Fale Conosco
Untitled Document

 

 

QUEM SOMOS

Em 1926, os professores Thiago e Johanna Wurth iniciaram num ambiente modesto, uma escola especializada para escolares em dificuldades na escola comum.
Nascia assim, no Rio Grande do Sul, a primeira escola de ensino especial de iniciativa não governamental do Brasil, denominado de Instituto Pestalozzi em homenagem ao educador suíço cujas idéias educacionais ficaram gravadas no prof. Thiago Würth.
Os diversos grupos de professores e técnicos que passaram pela escola e um corpo de tradicionais colaboradores constituíram parte importante na história da instituição. Não só no que diz respeito à qualidade do trabalho desenvolvido, mas também, quanto à subsistência do estabelecimento.
VisualLightBox Gallery
Clique na imagem para ampliar
Foto atual do Instituto.

Possui duas áreas de atendimento educacional:

ENSINO FUNDAMENTAL: Desenvolvido através da  Escola de Educação Especial Instituto Pestalozzi, onde oferece atendimento pedagógico especializado de 1ª a 4ª série a alunos com deficiência mental de leve a moderada, e/ou associadas, e que dispõe de uma proposta curricular equivalente ao do ensino regular, conforme legislação vigente, porém adaptada de acordo com a singularidade de cada aluno. Em complemento, oferece atividades curriculares de informática, musicalização e sala de recursos. Desenvolve ainda um programa de conscientização ambiental, onde trabalha com os alunos, e seus familiares, as questões relativas à reciclagem e à preservação do meio ambiente.

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: Realizado pelo Núcleo de Educação para o Trabalho instalado desde fevereiro de 2002 a fim de preparar e qualificar o sujeito com deficiência mental e/ou associada em todos os âmbitos de sua capacidade, para as atividades laborais de emprego, facilitando e apoiando seu ingresso no mundo formal e/ou informal de trabalho, através de oficinas terapêuticas protegidas.

O interesse pelo bem comum sempre motivou a instituição a ampliar os seus serviços e oferecer atenção integral a seus beneficiários, a partir da década de 80. Com dois eixos de trabalho, o Serviço de Apoio Integral é voltado ao atendimento da pessoa com deficiência mental de forma global, atendendo suas necessidades cognitivas, psicológicas e de vida.

Atendimentos Psicológico, Fonoaudiológico e Serviço Social: para atendimento ao público interno da instituição, visa contribuir com os demais serviços no desenvolvimento das metas e ações.

Programa ECOAA – Espaço de Convivência e Atividades Alternativas: espaço de vivência e convivência para jovens adultos com deficiência mental que proporciona o amadurecimento do conhecimento já construído ao longo de sua vida e oferece a possibilidade de uma vida adulta com qualidade e convívio social.
 
Além disso, o pioneirismo da ONG nas áreas em que atua tem resultado em parcerias efetivas com empresas, através do Serviço de Assessoria e Consultoria para Inclusão Laboral nas empresas e da contratação de jovens com deficiência, onde têm acompanhamento constante e podem atuar na empresa de forma produtiva.

Informações: (51) 3466-5915
e-mail: secretaria@pestalozzi-canoas.org.br

 

 

FACEBOOKTWITTERBLOGInstituto Pestalozzi - Canoas/RS

Av. Guilherme Schell, 6206 - Bairro Centro
Canoas | RS | Cep: 91030-290
Fone: (51)3466-5915  |  e-mail: secretaria@pestalozzi-canoas.org.br

WEBMAIL  |  criação: sitesrapidos.com.br